DICAS AO PACIENTE

Uma perfeita higiene bucal deve-se a uma correta escovação e ao uso adequado do fio dental, que devem ser feitos sempre após as refeições, é importante para a higiene bucal, que você faça a escovação dos dentes corretamente, evitando assim danos à sua saúde bucal, use o fio dental para completar a limpeza dos dentes, pois através dele serão removidos os resíduos alimentares que ficam entre os dentes.

O fio dental chega onde a escova não chega e o enxaguatório limpa as áreas que nem a escova ou fio dental alcançam, sua apresentação líquida completa o trabalho da escova e do fio dental e, dependendo do seu princípio ativo, é capaz de reduzir a presença dos microorganismos formadores da placa bacteriana. Entre essas substâncias, o cetilpiridínio tem eficiência comprovada por estudos realizados em diversas e renomadas instituições científicas. Deve-se dar atenção especial à escovação dos dentes, principalmente durante o tratamento Ortodôntico, pois o acúmulo de alimentos provoca a inflamação da gengiva , e os dentes não podem ser movimentados com a gengiva inflamada.

Sequência de Higienização

Escovação dos dentes
inferiores pelo lado externo

Escovação dos dentes inferiores pelo lado interno 

Escovação dos dentes superiores pelo lado externo

Quando for usar fio dental utilizar o passa fio

Contornar o passa fio por debaixo do fio ortodôntico 

Usar o fio dental em movimentos de vai e vem e retira-lo por um dos lados

Você conhece seu aparelho?

Alastic

Gancho ou Huck

Tubos de Colagem

Fio Ortodôntico 

Braquetes

Motivos que geram tratamentos

MÁ POSIÇÃO DOS DENTES

É comum o dente de leite não cair e o permanente começar erupcionar por cima dele. É caso para aparelho fixo ou móvel, com fios de metal que tragam os dentes até sua posição correta.

APINHAMENTO (DENTES TORTOS)

É quando um dente fica em cima do outro, girado e mal posicionado, acontece principalmente com os dentes da parte da frente o que normalmente interfere na estética

MANDÍBULA PARA FRENTE”

O nome científico é prognata. A mandíbula projeta-se para frente porque a maxila (parte onde ficam os dentes de cima) não se desenvolveu o suficiente. Existe a correção com aparelho fixo, que vai colocar a mandíbula para trás.

“MAXILA PARA FRENTE”

É o contrário do caso anterior, chama-se prognatismo maxilar . Os dentes de cima projetam porque a mandíbula não cresceu tudo o que deveria. Resolve-se o problema com aparelho móvel ou fixo, usando um aparelho extrabucal se você estiver em fase de crescimento. Caso seja um adulto devemos considerar extrações dentárias para a correção.

MANDIBULA PARA TRÁS

O nome científico é retrognata. A mandíbula não se desenvolveu o suficiente o paciente fica com a parte de baixo e o queixo para trás e a parte superior (maxila) parece ficar muito para frente. Existe a correção com aparelho fixo ou dependendo da idade com aparelho móvel (Ortopédico), que vai colocar a mandíbula para frente.

MORDIDA ABERTA

É devido ao uso da chupeta ou do dedo que você não tirava da boca, deixando os dentes da frente projetados. A aparelhagem usada para esse problema, denominado mordida aberta, é a Ortodontia Fixa, com elásticos unindo os dentes de cima aos de baixo, ou usando aparelhos removíveis, quando o problema for detectado precocemente. Caso você seja adulto a correção poderá incluir Ortodontia Fixa e Cirurgia.